Ensino Geral

BASES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUINZE

(Texto constante no Informativo 2022)

         O Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro é uma instituição que se caracteriza pela constante busca da qualidade de ensino, com o objetivo de formar indivíduos, em ambiente de fé cristã evangélica reformada, sem distinção de raça ou credo. Dentro deste paradigma, são valores e princípios de dignidade, caráter, integridade e espírito cristão que buscamos desenvolver nos nossos educandos.

        Pela sua natureza confessional, o Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro busca promover uma educação que prima pelos valores e princípios bíblicos, no contexto de uma cosmovisão reformada. A visão de mundo e de ser humano em que se pauta o Colégio têm como base a Bíblia - a Palavra de Deus - única regra de fé e prática, visão esta refletida na missão institucional, e também presentes nos princípios fundamentadores da Igreja Presbiteriana do Brasil, à qual o Estabelecimento se vincula.

        Assim sendo, crê-se que o ser humano foi criado à imagem à imagem e semelhança de Deus, para a Sua glória, recebendo d’Ele a missão de cuidar e desenvolver o mundo. Contudo, um ato de desobediência encerrou os primeiros pais, bem como toda a sua descendência, sob o pecado, que passou a constituir o “coração” do homem, conforme Gênesis 3 (BÍBLIA, 2012). Dessa “Queda” advém o estado de decadência moral e espiritual que caracteriza a civilização. Contudo o ser humano continua a portar a imagem de Deus em si mesmo, sendo a mais valiosa das criaturas, devendo, portanto, ser respeitado, valorizado em sua dimensão plena e ensinado sobre como viver dignamente, segundo os planos de Seu Criador, revelados nas Escrituras, os quais apontam para a pessoa de Jesus Cristo, o único capaz de redimir o homem de seu estado de Queda, e conceder-lhe todas as respostas de que precisa para viver plenamente (Ryken, 2015)[1].

        É com base nessa perspectiva que o trabalho que se implementa nesta Instituição ressalta aspectos como dignidade, caráter, integridade, compromisso com a verdade e com o bem, com a justiça; revela a pessoa de Jesus Cristo e busca fortalecer o espírito cristão dos estudantes sob sua responsabilidade, respeitado o direito dos que professam outras crenças.

        Como uma instituição de confissão cristã reformada, acreditamos que a educação de qualidade, associada a valores e princípios bíblicos, é fator primordial e decisivo para uma cultura que mais se coaduna com as necessidades humanas e com o projeto de Deus. Esta crença promove a caracterização da filosofia pedagógica que norteia os princípios educativos do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, que tem ênfase nos seguintes enfoques:

  • A formação integral do estudante, pautada por ações pedagógicas que considerem as diversas dimensões que constituem o ser humano - física, mental, emocional, espiritual - em concomitância com a formação cidadã para o exercício das práticas sociais.
  • A “Pedagogia da Presença”, inspirada no exemplo de Jesus, apresenta o preceito que ninguém consegue educar sem antes se aproximar. Esta presença se reflete no estar próximo, estar com alegria, sem oprimir, nem inibir, encorajar a crescer e a agir com liberdade e responsabilidade.
  • A “Pedagogia do Trabalho”, expressão do espírito calvinista, que propõe o esforço e a constância como condições para o desenvolvimento do estudante. Compreende o trabalho como elemento constitutivo da dignidade da pessoa humana.
  • A “Pedagogia Participativa” que propõe uma ação pedagógica em que o estudante, como artífice do seu próprio crescimento, é percebido como protagonista, sendo envolvido e envolvendo-se ativamente no processo educativo pessoal e do grupo.
  • A “Pedagogia para a Vida” evidencia que a própria vida é fonte e fim da formação humana, por isso, mais que a simples transmissão de conhecimentos, deve haver a preocupação de que o estudante aprenda a partir da vida e nela aplique, sempre que possível e necessário, o que aprendeu.
  • A “Pedagogia da Partilha e da Solidariedade” se preocupa em sensibilizar o estudante frente às situações de carências, injustiça, pobreza e outros males que surgem na sociedade, fazendo com que busque uma posição crítica e atuante frente às dificuldades encontradas no contexto social.

Considerando os destaques da filosofia pedagógica institucional, reitera-se que o Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro firma-se no princípio de que a educação pautada em valores e princípios bíblicos é base estruturante de uma cultura coerente com as necessidades do ser humano, entendendo que a busca pela satisfação de tais necessidades o conduzirá à construção de seu projeto de vida. Desse modo, compete aos agentes educadores desenvolverem suas práticas junto aos estudantes, de modo multifacetado e multimodal, de modo a promover a aquisição de conhecimentos, a compreensão de conceitos e de procedimentos de natureza científica e humana, considerando a cosmovisão cristã bíblica reformada. A esses aspectos somem-se o fruir e o fazer artístico e estético; o autocuidado e o cuidado com o próximo; o desenvolvimento paulatino da autonomia, de competências e habilidades que auxiliem a evolução nos estudos e um situar-se positivamente no mundo, com vistas à promoção da ética, da justiça, do respeito, da verdade, da solidariedade e da tolerância recíproca.

Ressalta-se, portanto, que o compromisso institucional se desdobra no ensino, na acolhida e no cuidar de seus estudantes, o que coloca em relevo, ainda mais, a importância dos compromissos com seus fundamentos, para que possa efetivamente promover nos discentes o desenvolvimento intelectual, espiritual, emocional e social.

[1] RYKEN, Philip. Cosmovisão cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2015.

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