STORIES LITERÁRIOS

PRÁTICAS QUINZE 2020

STORIES LITERÁRIOS

PROF. ARNALDO GOMES E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Mais um projeto bem-sucedido, desenvolvido no período de aulas remotas

O Stories Literários é um projeto didático desenvolvido pelos estudantes das 3as Séries do Ensino Médio, de autoria e sob a orientação do professor Arnaldo Gomes. A iniciativa teve por objetivo primeiro incentivar a leitura por meio de publicações de vídeos, com exposição oral de trechos de livros lidos pelos alunos, usando os stories do Instagram. Com o projeto, buscou-se, ainda, o desenvolvimento de habilidades constantes na BNCC, de modo prazeroso e contextualizado com o universo próprio dos adolescentes.

Os trabalhos tiveram início no mês de julho, no meio do período de isolamento social motivado pela pandemia de COVID-19, e de lá até aqui já foram postados mais de 250 vídeos de diversos títulos da literatura nacional e internacional. Para tanto, são usadas, oficialmente, 6 (seis) contas na referida rede social: a do Colégio, a do professor e as contas das quatro turmas. Outro destaque do projeto é a utilização de diversas ferramentas do Instagram - como lives, filtro e sorteios – um claro fomento da habilidade EM13LGG703, a saber: “utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais”.

O projeto continua. Os vídeos são postados sempre às 20h, de segunda a sábado, e deles já participaram, a convite dos estudantes, escritores, professores e ex-alunos. O foco agora está na participação dos familiares. Além disso, o trabalho tem ganho projeção e está inspirando outros professores a também seguir na mesma direção.

O projeto Stories Literários é fruto da união de esforços de um professor e estudantes dedicados, criatividade, trabalho colaborativo e uso de ferramentas disponíveis. É mais um importante exemplo de prática bem-sucedida, realizada no momento em que nos encontramos limitados pela realidade que o contexto nos impôs.

Parabenizamos o nosso professor Arnaldo e o nosso “3ão” por essa brilhante iniciativa!

Colégio Quinze, em todo o tempo, realizando conexões de valor!

Alunos terceiranistas participando dos stories e das lives com o professor Arnaldo:

Alguns nomes que “passaram” pelo projeto:

© 2017 Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro. Todos os direitos reservados.