1º ano A, B e D
Disciplina: Ensino Religioso e Ética
Capítulo: 05
Assunto/tema a ser trabalhado: Sexualidade: produto ou presente; Valores ligados a sexualidade
Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:
Leia os textos de Eclesiastes 3.1, 1 Coríntios 6.20, 2 Timóteo 2.22 e 1 Tessalonicenses 4.3-5;
Recorra ao material didático sobre o tema “Para nos proteger” na página 26 distribuído em 7 pontos, compartilhado pelo professor, e verifique as regras para nos ajudar neste momento da vida:
- guarde-se puro; • não incite o outro a pecar: • não permita que outros levem você a pecar; • evite a relação sexual; • evite o desejo sexual anormal; • não provoque; • evite coisas que despertam a sexualidade.
Então, encare esse desafio com sabedoria, maturidade e espiritualidade, comparando com as atitudes descuidadas quanto ao tema.
Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:
Responda a estas perguntas que devem ser entregues na próxima aula:
- Quais são as maiores dificuldades que o adolescente enfrenta para controlar seus impulsos?
- Como os impulsos sexuais podem atrapalhar a vida do ser humano?
- Quais são as melhores estratégias para se ter domínio próprio?
Ano/Série: 2º ano A e D
Disciplina: Ensino Religioso e Ética
Capítulo: 05
Assunto/tema a ser trabalhado:
Aborto
Alerta a prática do aborto e suas consequências
Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:
Pesquise sobre o valor da vida de um modo geral, observando os números de nascimentos, mortes infantis e média de abortos anuais;
Leia o Salmo 139.13-16;
Debata de forma saudável em redes sociais sobre o tema em questão;
Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:
Responda as seguintes questões:
- O quanto está sob nosso controle gerar uma vida?
- Qual o tamanho da responsabilidade que recai sobre quem gera uma criança?
- Supondo que você tivesse voz, o que você diria estando no lugar de uma criança a ser abortada?
Escreva uma redação para a próxima aula sobre o tema: Toda vida tem valor? A banalização do ser.
2° ano B
Disciplina: Ensino Religioso e Ética
Capítulo: 04
Assunto/tema a ser trabalhado:Mente sã; Ocupando a mente de forma saudável
Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:
Leia Filipenses 4.8 e colossenses 3.2;
Observe os bons pensamentos de José descritos em Genesis 39
Reflita sobre o que mais toma conta de sua mente, observando o que é maioria de assuntos que toma a reflexão das pessoas de sua faixa etária em nossos dias.
Assista o filme “Simplesmente feliz” disponível no Youtube.
Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:
Responda as questões:
- Aquilo que tem tomado conta de minha mente tem valido a pena?
- O que posso fazer para melhorar aquilo em que penso?
- Que resultados encontrarei fazendo melhor uso de minha mente?
Escrever uma relação dos principais temas tratados hoje entre a juventude que podemos observar através das mídias sociais e interação virtual;