ENSINO MÉDIO - MANHÃ E TARDE 27/03/2020

1° A, B e D

Disciplina: Literatura

Capítulos: 1 a 3

Assunto/tema a ser trabalhado: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LITERATURA;TROVADORISMO;HUMANISMO

 Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

- Assistir as vídeoaulas de cada capítulo na Plataforma SAS

- Revisar o conteúdo a partir dos resumos elaborados

- Refazer as leituras do conteúdo no livro didático

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:

  1. Responder as atividades on-line dos capítulos.
  2. Assistir a um recorte da animação Valente (2012), depois indicar as características medievais presentes na animação através de tópicos. (No youtube existem muitos recortes.)
  3. Pesquisar textos contemporâneos que poderiam se caracterizar como cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, justificando suas escolhas. (1 texto para cada tipo de cantiga.)
  4. Pesquisar e apontar títulos de filmes e/ou livros que apresentam conceitos do Humanismo e sua materialidade nos dias atuais, escolher um livro ou filme e apresentar em tópicos as características do Humanismo presentes.

 

 1° A,B e D

Disciplina: Arte

Capítulo: 5

Assunto/tema a ser trabalhado:Arte Ritual; Manifestações artísticas e rituais; Arte rupestre no Brasil

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

Ler o conteúdo no livro didático (páginas 38 a 41)

Assistir a videoaula do SAS referente ao capítulo

Ler os boxes “Aconteceu” (página 39), “Articulações” e “Aconteceu” (página 41)

Acessar o artigo do NatGeo sobre cavernas rupestres e a galeria de fotos do mesmo

artigo (https://www.natgeo.pt/viagem-e-aventuras/2018/04/descubra-tres-lugaresincriveis-dedicados-arte-rupestre-na-europa ) e o site da Fundação Museu do Homem

Americano, (http://fumdham.org.br/parque/) com as fotos do Parque Nacional da

Serra da Capivara, ao analisar as fotos, observar as características que são recorrentes

e determinantes nesse tipo de arte.

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:

Conceituar , exemplificar e caracterizar no caderno: Arte Rupestre

Realizar no livro as atividades referentes ao capítulo (páginas 42 a 44)

Escolher um exemplo de Arte Rupestre e postar no fórum, destacando quais as

características que fazem com que a mesma se enquadre nessa categoria.

Código da Sala Virtual: zblyf24

 

1° A, B e D

Disciplina: Redação             

Capítulo: 4

Assunto/tema a ser trabalhado:

  • Texto Narrativo: Características Principais

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

  • No portal SAS assistir à aula n. 4 (Texto narrativo - Personagem, espaço e tempo);

Link: https://app.portalsas.com.br/sastv/#/channels/1/videos/257

  • Leitura no livro de teoria: capítulo 4, páginas 20, 21 e 22.
  • Estudar sobre a situação das pessoas com deficiência no Brasil.

Links:

1 https://www.politize.com.br/acessibilidade-e-o-direito-das-pessoas-com-deficiencia/.  (Texto Verbal)

2  https://wwalw.youtube.com/watch?v=MfeLDhy0uwQ (Audiovisual)

  • Assistir ao filme: Soul Surfer – Coragem de viver (Classificação: 10 anos\ Disponível na Netflix)

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:

  • Realizar a produção no livro “Práticas de Produção Textual”, página 7, proposta 1. Tema: A valorização do deficiente no Brasi     

  

1° A,B e D

 Disciplina: Gramática      

Capítulo: 04

Acesso ao Google sala de aula – Gramática do 1º ano: ysfcerq

Assunto/tema a ser trabalhado: Tonicidade e acentuação gráfica

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo: Buscar compreender e reconhecer através da leitura e interpretação do livro, slide e da videoaula do SAS, como ocorre a tonicidade nas palavras, rever e conhecer as regras de acentuação gráfica.

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo: Realizar no livro atividades para sala e atividades propostas, e fazer também a tarefa on-line.

 

1° A,B e D

Disciplina: Educação Física                  

Assunto/tema a ser trabalhado: Fundamentos gestuais e de organização da luta - Capoeira

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo: Conteúdo disponível em Power Point no Google Classroom, cujo o código de acesso os alunos já têm, caso algum tenha perdido o código é bqdp5c5.

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo: Ao final do estudo do conteúdo postado o aluno deverá responder as questões disponíveis no Google Classroom.

 

1° A,B e D

Disciplina:  Química                                        

Capítulo:05

Assunto/tema a ser trabalhado: Átomo da Mecânica Quântica

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

  • Analisar os avanços ocorridos em relação aos modelos atômicos e a sua importância para o desenvolvimento da humanidade.
  • Assistir sastv

Assistir os seguintes vídeos https://www.youtube.com/watch?v=I21eQzKconU&feature=youtu.be

 

https://www.youtube.com/watch?v=8StnfoddBjo

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:

  • Sugiro que os estudantes façam uma pesquisa cujo tema seja Química dos fogos de artifício. Que seja observado o aquecimento , o salto dos elétrons nos níveis de energia e suas variações.
  • Resolver os exercícios das páginas: 12 e 13

1° D

Disciplina: Educação física

Assunto/tema a ser trabalhado:História do handebol;Regras do handebol.

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

Vídeo a história do handebol https://youtu.be/yyXO3CRf_Sg

Vídeo sobre as regras do handebol https://youtu.be/P435GR8XIf4

 

 2° A.B e D

Disciplina: Gramática

Capítulos: 1 a 4

Assunto/tema a ser trabalhado:Escrita e Oralidade;Variação Linguística;

Enunciação;Referenciação

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

- Assistir as vídeoaulas de cada capítulo na Plataforma SAS

- Refazer as leituras do conteúdo no livro didático

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:

  1. Responder as atividades on-line dos capítulos.
  2. Refletir e responder:
  3. a) Pensem na comunidade surda, nas inquietações e problemáticas desse grupo, levando em conta que o domínio da Libras ainda é restrito. Qual a atual conjuntura social e política para atender a esse grupo, no que remete à comunicação?
  4. b) Qual a profissão dos seus sonhos? De que modo a oralidade e a escrita se materializam nessa profissão?
  5. c) É melhor falar bem ou escrever bem? Explique.
  6. d) O que significa ser poliglota dentro de sua própria língua?
  7. A partir das reflexões já realizadas em sala com base nos textos Cocanha e Pasárgada lidos e discutidos em sala:
  8. a) indique uma definição e um exemplo de utopia.
  9. b) explique qual o papel do enunciador, “quem fala no texto”, nesses dois textos.
  10. c) pesquise o conceito de indução, dedução, silogismo e raciocínio dialético.
  11. Releia o texto das páginas 43 e 44 (livro 1):
  12. a) Segundo o texto, o que é alteridade?
  13. b) Fale sobre experiências particulares em que tenham praticado alteridade. Caso não tenha vivido nenhuma experiência, aponte como podemos praticá-la.
  14. c) Identifique no texto de Todorov todos os referentes e classifique-os em anafóricos, catafóricos, intratextuais ou extratextuais.

 

2° A.B e D

Disciplina: Arte

Capítulo: 5

Código da Sala Virtual: pnpoh6s

Assunto/tema a ser trabalhado:

Pluralidade de linguagens

  • O Dadaísmo
  • A influência dada em outras linguagens,
  • O Dadaísmo no Brasil
  • O Surrealismo
  • Expoentes do Surrealismo
  • O Surrealismo no Brasil
  • A vanguarda chega à música brasileira

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

Ler o conteúdo no livro didático (páginas 40 a 45)

Assistir a videoaula do SAS referente ao capítulo

Ler os boxes “Conexões” (página 43) e “Articulações” (página 45)

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:

Conceituar, exemplificar e caracterizar no caderno: Dadaísmo e Surrealismo

(complementando as Vanguardas que foram estudadas anteriormente)

Realizar no livro as atividades referentes ao capítulo (páginas 46 a 48)

Seguindo as instruções da seção “NA PRÁTICA”, construa um poema dadaísta, poste

o poema no fórum específico para isso e responda as questões da seção, utilizando

como referência o poema que você fez.

 

2° A.B e D

Disciplina: Redação             

Capítulo: 3

Acesso ao Google Sala de Aula – Literatura do 2º ano: lgj6aqk

Assunto/tema a ser trabalhado:      Tese e Plano de Texto

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

  • Leitura no livro de teoria: capítulo 3, páginas 20 e 21.
  • Assistir à videoaula do cap. 3, disponível no Portal SAS:

Link: https://app.portalsas.com.br/sastv/#/channels/1/videos/2957

  • Assistir à reportagem: O perigo invisível (Jornal da Record)

Link: https://youtu.be/HDSXlih0G7w

  • Assistir à reportagem: O perigo dos agrotóxicos (TV Cultura - Panorama)
  • Link: https://youtu.be/FR_5yXYhojE

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo:

  • Atividade no livro: Páginas 24 e 25, questões 1 e 2.

- Observação: produzir o texto (solicitado na questão 2) no livro de “Práticas de Produção Textual”.

           

 

2° A.B e D

Disciplina: Literatura   

Capítulo: 04

Assunto/tema a ser trabalhado: Modernismo em Portugal

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo: Buscar compreender através da leitura e interpretação do livro, slide e com a videoaula do SAS, o que foi o movimento do modernista em Portugal, seu contexto histórico e os autores que representaram esse movimento em Portugal.

 Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo: Realizar no livro atividades para sala e na tarefa on-line atividades propostas.

  

2° A.B e D

Disciplina: Educação Física                  

Assunto/tema a ser trabalhado: Abordagem histórica das lutas

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo: Conteúdo disponível em Power Point no Google Classroom, cujo o código de acesso os alunos já têm, caso algum tenha perdido o código é kv6qksr.

Atividade a ser executada pelo estudante para exercitar o conteúdo: Ao final do estudo do conteúdo postado o aluno deverá responder as questões disponíveis no Google Classroom.

 

2° D

Disciplina: Educação física

Assunto/tema a ser trabalhado:História do handebol;Regras do handebol

Atividade a ser desenvolvida pelo(a) estudante para acesso ao conteúdo:

Vídeo a história do handebol https://youtu.be/yyXO3CRf_Sg

Vídeo sobre as regras do handebol https://youtu.be/P435GR8XIf4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisar

Quem está OnLine

Temos 128 visitantes e Nenhum membro online


MENU +

Ser Quinze!

Parceiros

 

 

 

© 2022 Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento HC Comunicação