Vem aí o V Concurso Escolar de Educação Ambiental

 

Em 2012 teremos a 5ª edição do Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA), evento organizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). Neste ano, além das já conhecidas modalidades de desenho, redação, projetos de escola e paródia, também foi incluída a modalidade de cordel em tema ambiental, ampliando o concurso que já era um dos maiores e mais amplos concursos de educação ambiental do país, talvez o maior. Podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas de Garanhuns que frequentem os ensinos fundamental I e II e Ensino Médio. As inscrições poderão ser feitas online entre os dias 01 de agosto e 04 de setembro de 2012, sendo as provas de desenho, redação e confecção da parte escrita das paródias e cordéis realizadas no dia 15 de setembro de 2012. A declamação dos cordéis também será no mesmo dia 15/09/2012. Já a apresentação das paródias acontecerá no dia 22 de setembro de 2012 no Centro Cultural, local onde também ocorrerá a premiação de todas as modalidades, já no dia 29 de setembro de 2012.

INFORMAÇÕES GERAIS
As modalidades de desenho e redação, assim como a parte escrita do cordel e da paródia serão realizadas em momento e local próprio, com base em tema que será informado na imediatamente antes da realização dos mesmos, no dia 15 de setembro de 2012. Não serão recebidos ou considerados textos prontos. Já os projetos de escola apresentados na modalidade Educação Ambiental Continuada deverão ser uma síntese do que foi e/ou vem sendo aplicado na unidade de ensino que se apresenta.

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
A ação antrópica (feita pelo homem) vem causando inúmeras alterações no meio ambiente desde tempos remotos. Infelizmente, se por um lado, obtiveram-se incalculáveis avanços culturais, científicos e tecnológicos que levaram a espécie humana ao atual patamar, por outro, as efetivas ações que podem ser tomadas para a perpetuação da nossa espécie e das formas de vida atualmente existentes estão muito aquém das necessidades imediatas e futuras. Embora a consciência ambiental venha crescendo muito em todo o mundo, as degradações humanas sobre o ambiente e as suas conseqüências como, por exemplo, a perda da biodiversidade e o aquecimento global, ainda estão longe de serem efetivamente combatidas e sanadas por uma ação humana menos lesiva ao ambiente.
Esta realidade se faz presente não pela falta de opções e alternativas mais sustentáveis para o desenvolvimento, mas sim pela falta de atitude das pessoas no sentido de transformar esta realidade, com o desenvolvimento de novas tecnologias e, principalmente, com o uso das já disponíveis, como a racionalização do consumo, a produção de energia e alimentos “limpos”, destinação adequada dos dejetos e resíduos, e a conservação de ambientes importantes. Essa mudança de atitude não se processa de maneira imediata e sem intenso trabalho de instrução e educação. É consenso que a educação ambiental é uma das medidas fundamentais e, possivelmente, a mais importante forma de tentar reverter esta situação a longo prazo, devendo ser estimulada e os resultados positivos divulgados. Para tanto, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) realiza anualmente o Concurso Escolar de Educação Ambiental que, em 2012, está em sua quinta edição.

OBJETIVOS
O V Concurso Escolar de Educação Ambiental visa reconhecer as louváveis iniciativas de educação ambiental escolares já existentes e incentivar outras que venham a existir, no âmbito das escolas públicas ou privadas que atuam no município. Este reconhecimento passa pela divulgação dos projetos, fornecimento de certificados de participação e de classificação, além de premiações aos vencedores

MODALIDADES
1) Desenho em Tema Ambiental
2) Redação em Tema Ambiental – 1º ao 5º ano
3) Redação em Tema Ambiental – 6º ao 9º ano
4) Redação em Tema Ambiental – ensino médio
5) Educação Ambiental Continuada (projetos)
6) Paródia em Tema Ambiental
7) Cordel em Tema Ambiental

ORGANIZAÇÃO
O Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA) foi idealizado pelo Conselheiro do CODEMA Marcos Renato Franzosi Mattos em 2007, sendo rapidamente acolhido pela Plenária do CODEMA e tendo sua primeira edição no ano seguinte. Com a cooperação de diversos colaboradores e, receptivos aos anseios e sugestões de professores e estudantes que participaram das edições do CEEA, varias adaptações e ampliações foram efetuadas, resultando na formatação do V CEEA. A instituição executora do CEEA é o CODEMA, contando com a parceria da ONG Econordeste, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação. O CEEA conta ainda com a colaboração da imprensa em geral, além dos patrocinadores.

EQUIPE
Coordenação Geral:
Marcos Renato Franzosi Mattos e Wanderley Gomes Lopes
Coordenação das modalidades de Desenho e Redação em Tema Ambiental:
Luis Sebastião de Oliveira Lima Júnior
Coordenação da modalidade de Educação Ambiental Continuada:
José Carlos de Souza Guedes e Bárbara Oliveira Tenório Soares
Coordenação da modalidade de Paródia em Tema Ambiental:
Rivaldo Ferreira Chagas
Coordenador da modalidade de Cordel em Tema Ambiental:
Antônio Benevides Soares

Cronograma Geral
Atividade Período/data Local
Inscrição 01 de agosto a 04 de setembro de 2012 Site do CODEMA: www.codemagaranhuns.com.br

Provas das modalidades 1, 2, 3, 4, 5 e 7; Confecção dos textos da modalidades 6 – 15 de setembro de 2012 – Colégio Municipal Letácio Brito Pessoa
Apresentação da modalidade 6 – 22 de setembro de 2012 – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante

Premiação de todas as modalidades 29 de setembro de 2012 Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante

PREMIAÇÕES
Todos os participantes (escolas e estudantes) receberão certificados de participação e os classificados nos três primeiros lugares de cada modalidade receberão certificados com a classificação obtida. Em todas as edições anteriores grande esforço foi realizado para obtenção de prêmios, de forma que nenhum estudante classificado entre os três primeiros lugares deixou de receber um prêmio material. Neste ano estão previstas premiações diversas, como bicicletas, violões, cursos profissionalizantes, maquinas fotográficas, livros, diárias em hotel fazenda, entre outros. Os prêmios materiais ainda estão sendo obtidos pela equipe do CODEMA e colaboradores junto aos patrocinadores

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
As escolas devem se preparar com antecedência e respeitar os prazos de inscrição e datas das provas. O CODEMA salienta a necessidade de se realizar um amplo trabalho dentro de cada escola para escolha dos dois candidatos para representar a mesma nos concursos de desenho e redação. Ademais, quanto mais trabalhada, registrada e preparada uma atividade ambiental continuada da escola, mais chances ela tem de ser exposta com qualidade e de receber premiação. O CODEMA salienta ainda que os temas que serão sorteados para as provas estão relacionados aos problemas ambientais locais de Garanhuns, cabendo as escolas proporcionarem amplo debate acerca dos mesmos.
Ao preencher a ficha de inscrição e participar do concurso, a escola e os alunos concorrentes cedem ao CODEMA, os respectivos direitos de reprodução e divulgação integral e/ou parcial do desenho, redação ou obra musical, mediante a citação de autoria, seja em calendários, jornais, televisão, cartilhas ou internet entre outros.
Quaisquer esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pessoalmente nas reuniões do CODEMA, todas as últimas quintas-feiras do mês, ou pelo correio eletrônico

AGRADECIMENTOS
A Comissão Organizadora deste concurso agradece a todos que já colaboraram ou estão colaborando com este Concurso. Esta colaboração demonstra uma atitude ambientalmente correta, merecendo nosso respeito e admiração.

SEJA UM COLABORADOR OU UM PATROCINADOR

O CODEMA solicita e agradece a pessoas físicas ou jurídicas que colaboraram e que venham a colaborar com o CEEA. Neste momento muito importante se faz a obtenção da premiação. Procure o CODEMA ([email protected]) para ser um patrocinador do CEEA. Além de colaborar com o meio ambiente e com as iniciativas escolares você ou a sua empresa serão vistas como ambientalmente responsáveis.

PATROCINADORES
O CODEMA e a ECONORDESTE estão em busca de pessoas físicas ou empresas que queiram colaborar com as premiações deste projeto ou ajudar de qualquer outra forma. Acreditamos que, por consciência ambiental, pessoas físicas e jurídicas queiram colaborar com as iniciativas de educação ambiental desenvolvidas em nosso município, sobretudo como forma de apoio às crianças que se destacarem como vencedoras. Os interessados em se firmar como colaboradores podem procurar qualquer conselheiro do CODEMA, em especial nas reuniões do CODEMA que acontecem todas as últimas quintas-feiras do mês, ou entrar diretamente em contato pelo e-mail.

Mais informações e inscrições no site. http://www.codemagaranhuns.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

Todos os Direitos Reservados © 2011 − Colégio 15 de Novembro