O jornalista José Santana de Godoy Neto, originário de Garanhuns, foi um dos vencedores da 4ª edição do Prêmio Porto Digital de Jornalismo, cuja cerimônia de premiação foi realizada no último dia 6 de dezembro, no Recife.
O documentário “Mãos que falam”, produzido por José Santana e Marcela Pimenta, foi escolhido como o melhor trabalho da categoria Estudante. O assessor de comunicação do Porto Digital, Marcus Fernandes, foi quem entregou o prêmio ao garanhuense. Os demais vencedores do prêmio foram: Rafael Dantas, do Jornal do Commercio, na categoria Impresso; Elian Balbino, do site Pernambuco.com, na categoria Internet; Beatriz Castro, da Rede Globo, na categoria TV; e Karolina Fernandes, da Rádio CBN, na categoria Rádio. Os ganhadores em todas as categorias receberam obras do artista plástico Marcelo Silveira como troféu, além de premiações em dinheiro.
TRAJETÓRIA — José Santana de Godoy Neto nasceu em Garanhuns e é filho de Adjamiro Lopes e Doralice Lopes. A partir dos 3 anos de idade, iniciou seus estudos no Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, onde foi aluno até o 1º ano do Ensino Médio, num período de 12 anos, entre 1986 e 1998. Concluiu o Ensino Médio na cidade de Olinda. José Santana cursou Educação Física entre 2001 e 2004, na UPE — Universidade de Pernambuco. Em seguida, mudou de curso e de instituição, transferindo-se para a UFPE — Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. A partir de 2004, estagiou na Rede Transamérica de Comunicação. Assumiu a coordenação da programação comercial entre 2005 e 2009. Concluiu o curso de Rádio e TV em maio de 2007. A partir de 2009, ingressou no curso de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau, também no Recife, como portador de diploma. Em junho deste ano, concluiu mais esse curso. Seu trabalho de conclusão de curso foi um documentário, no qual procurou mostrar a realidade da educação da comunidade surda na cidade do Recife. Foi com esse vídeo que ele concorreu e sagrou-se vencedor no Prêmio Porto Digital.
José Santana falou sobre sua infância em Garanhuns, quando estudou no Colégio Quinze. “Tive professoras muito queridas, como a professora Aline, Emiliana, Alzineide Pimentel, Verônica. Foram muitas professoras que tive e tenho contatos de algumas delas no Facebook. Lembro da diretora, que era a senhorita Zilda Cordeiro de Melo. Tenho muitas boas lembranças do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro de Garanhuns”, recorda.