COLÉGIO PRESBITERIANO QUINZE DE NOVEMBRO Estudante:____________________________________________________________ Professor(a): Janaina B. da Silva Cavalcanti 8.º Ano do Ensino Fundamental Turma:_______
* Copiar e responder em seu caderno
1) Durante a Guerra Fria, o mundo foi dividido em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Com base nessa divisão, faça a associação.
(1) Primeiro Mundo (2) Segundo Mundo (3) Terceiro Mundo
( ) Países socialistas, com níveis diferenciados de desenvolvimento. ( ) Países capitalistas subdesenvolvidos. ( ) Países da América do Sul. ( ) Países capitalistas desenvolvidos, que no passado colonizaram outros países ou foram colônias de povoamento. ( ) A maioria dos países estão localizados na porção ocidental da Europa.
2) A situação nos países do Terceiro Mundo é bastante diversificada. Considerando isso, assinale as afirmações que sustentam essa ideia.
( ) Há países do Terceiro Mundo em que a maior parte da população economicamente ativa encontra-se no setor primário. ( ) O papel econômico fundamental de todos os países subdesenvolvidos é fornecer alimentos e matérias-primas vegetais aos países ricos. ( ) Uma das principais características dos países subdesenvolvidos é a ausência do setor industrial. ( ) Nos países subdesenvolvidos industrializados, o setor econômico predominante é o de serviços, criado para dar suporte à indústria local. ( ) Em alguns países subdesenvolvidos industrializados, a instalação de parques industrias ainda absorve maior parte da população ativa. ( ) Na atualidade a modernização decorrente do processo de globalização gerou, nos países subdesenvolvidos, alguns setores econômicos mais fortes que a agricultura.
3) Explique como surgiu a expressão “Terceiro Mundo”. _____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
4) O IDH foi criado pela ONU para medir a qualidade de vida nos países. Assinale com X a alternativa que contém os indicadores utilizados para determinar este índice.
( ) grau de escolaridade, taxa fecundidade, PIB. ( ) grau de escolaridade, expectativa de vida, renda per capita. ( ) taxa de analfabetismo, crescimento demográfico, renda per capita.
5) Justifique a afirmativa abaixo utilizando um argumento
“Classificar os países pelo IDH também apresenta algumas limitações”.
_____________________________________________________________________________
|