Semana do Meio Ambiente

COLÉGIO PRESBITERIANO QUINZE DE NOVEMBRO

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - 2013

PROJETO DE INTERVENÇÃO Jogo da água, porque a vida está em jogo

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Estamos diante de um período histórico que suscita a reflexão sobre a ação do homem para com o meio ambiente. Pensar essa relação é imprescindível, uma vez que pode acontecer por via da dominação, da exploração, da degradação, ao modelo do desenvolvimento na sociedade industrial do século XIX. Esse tipo de exploração trouxe e traz em seu bojo problemas de caráter socioambiental, tais como: prejuízo à saúde, segurança e bem-estar da população; criação de condições adversas a para o desenvolvimento de atividades sociais e econômicas; danos à flora, à fauna e a outros recursos (BERTÉ, 2009). Conforme Ricklefs (2003), a população tem consumido os recursos mais rápido que a capacidade de serem regenerados pela biosfera e somente uma relação sustentável pode frear essa degradação.

Na via dessas reflexões, destaca-se a gestão da água.  Desde 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a Década Internacional para Ação: “Água, fonte de vida”, além disso, 2013 foi eleito pela UNESCO o “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, a fim de colocar a temática em pauta com ainda mais expressão (UNESCO, 2013).

A ação humana, conforme Jonas (apud GARÇÃO, FREIRE, 2010), pauta-se em dois tipos de responsabilidade: a responsabilidade natural e a responsabilidade contratual. Esta, é proveniente de escolha, é revogável; aquela, não denota esse caráter, não considera a opção, requer apenas o cumprimento. No que se refere à ideia de preservação, defende que não se trata mais de ações isoladas de grupos engajados, mas deve-se estender a todos como um princípio ético, cuja construção provém do “fato de educar-se” (JONAS apud GARÇÃO, FREIRE, 2010, p. 41).

Ciente dessa realidade, considerando seu papel da formação dos sujeitos que o constituem, o Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, vivenciará o projeto Jogo da água: a vida em jogo,que pretende promover ações para reflexão sobre o uso da água. A ação se estende a professores, demais funcionários, mas os sujeitos principais são os estudantes - crianças, adolescentes e jovens - que quase sempre demonstram pouca preocupação com esse uso, comprovável em tempo excessivo de banho, em uso abusivo da água nas torneiras, por vezes abertas desleixadamente, por exemplo. Para tanto, opta-se por uma metodologia multifacetada, cujo destaque está na aplicação do Jogo da água, que visa à identificação do perfil de usuário da água e sensibilização para uso adequado, por meio da identificação do uso e controle de gastos. Além disso, o projeto será perpassado pelo tema ética, uma vez que o jogo será pautado no crédito às informações fornecidas pelos participantes.

 

OBJETIVOS

 

- Fomentar situações para reflexão sobre o uso da água visando ao gerenciamento necessário por parte dos estudantes, professores e demais funcionários, situações essas que permitam:

- identificar o nível médio diário de gasto de água;

- analisar a viabilidade do uso cotidiano desse recurso;

- identificar o impacto do mau uso da água;

- adotar medidas que evitem o desperdício de água;

- comprometer-se com o gerenciamento da água com vistas a gastos sustentáveis.

 

METODOLOGIA

 

Divulgação

- Divulgação do projeto para estudantes, funcionários e corpo docente para apreciação e inclusão se sugestões viáveis.

- Divulgação da ideia do Jogo da Água para elaboração e seleção de designer proposto pelos estudantes.

 

Vivência

 

1ª fase: investigação

- Realização de pesquisa para identificar a média de consumo de água em atividades rotineiras, no Colégio e em casa, envolvendo estudantes, professores e demais funcionários interessados.

 

2ª fase: sensibilização

- Trabalho com o tema em sala de aula, a fim de ouvir os estudantes e orientá-los a respeito da gestão da água e dos impactos do desperdício.

- Levantamento de sugestões sobre como poderemos economizar água em casa e no Colégio, a fim de concretizar o que for possível, ouvindo os estudantes, professores, demais funcionários.

- Durante a Semana do Meio Ambiente, realização de apresentações teatrais no horário do intervalo para chamar atenção dos estudantes, e demais presentes no espaço, para o tema em questão. As apresentações acontecerão sob a coordenação do professor de teatro

 

4ª fase: aplicação do Jogo da Água

- Apresentação e orientação sobre a dinâmica do jogo para as turmas, professores e demais funcionários.

- Identificação dos que querem participar.

- Comunicação com os pais para elucidação da proposta e busca de apoio.

- Vivência do jogo.

- Acompanhamento dos resultados.

 

5ª fase: análise de resultados e chamada à reflexão

- Confronto dos dados obtidos sobre o consumo da água antes e após a vivência do Jogo\, com o fim de identificar os resultados alcançados na busca por diminuição do consumo de água.

- Análise dos resultados com a comunidade envolvida e identificação de reflexões elaboradas.

 

6ª fase: divulgação dos resultados do projeto para a comunidade escolar.

 

7ª fase: incentivo contínuo para boa gestão da água, por meio de campanha permanente no Colégio e via redes sociais.

 

RECURSOS

Para a vivência do projeto serão utilizados materiais como textos impressos; recursos audiovisuais - data show, notebook e caixa de som; prospecto com a orientação do jogo; trilha impressa com o Jogo da Água; cartão de controle de uso da água.

 

 

REFERÊNCIAS
- BERTÊ, Rodrigo. Gestão socioambiental no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2009.
- GARÇÃO, Elvira Suzi B.; FREIRE, Sônia Barreto. Da responsabilidade originária ao princípio da responsabilidade: Heidegger e Jonas sobre ética e técnica. In: SANTOS, Antônio Carlos dos et all (Org.). Pensar a (in)sustentabilidade: desafios à pesquisa. Porto Alegre: Redes Editora, 2010.
- RICKLEFS, Robert. A economia da natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
- UNESCO. Água, fonte de vida: cooperação pela água. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/2013-international-year-of-water-cooperation/water-cooperation/>. Acesso em: 18/05/2013.

 

 

 

Clique e confira abaixo

- Gincana de Conhecimentos

- Regulamento Geral
- Regulamento Teatro
- Regulamento Enduro

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CONVITE

O Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, no dia 06 de junho , realizará o 4º Fórum Infantil da Sustentabilidade, como culminância do Projeto da Semana do Meio Ambiente que tem como tema“É preciso saber viver”.
O evento apresenta-se como uma forma lúdica de discutir a responsabilidade individual, visando transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.. Diante de tamanho desafio, faz-se necessário despertar em nossos estudantes a consciência crítica e os valores éticos que deverão permear sua vida presente e futura, pois, como afirma a Carta da Terra: “Somos, ao mesmo tempo cidadãos de várias nações e de um único mundo”.
Convidamos V.Sa. a participar do nosso evento sócio- ambiental , uma vez que , partilhando de nossas aprendizagens e vivenciando “Ética com atitude”, podemos vislumbrar um futuro promissor.

 

Atenciosamente,
A Direção.

IV Fórum Infantil de Sustentabilidade
“É preciso saber viver”

PROGRAMAÇÃO

Salas temáticas: 8h às 9h.

Salão Nobre: 9h

 

 

9h - Vídeo de abertura (Giovana)
9h05min - Palavra da direção (Pr. Eudes)
9h20min - Proposta do Fórum (Jussara)
9h30min - Texto Anita e a sinfonia da vida (Alzineide,
Augusto e Paulla)
9h50 min - Canção do Exílio (Kelian, Katiane, Thereza, Aldo, João
Higor, Pedro Abreu, Emanuele, Matheus Chianca, Bianca, Ana Cláudia)
10h - Palestra: “Você pode mudar o mundo”- Ana Luisa
10h10min - Poema e música (4º Ano Radical)
10h20min - Um olhar sobre a democracia (3º Ano)
10h35min - É hora de sonhar (1º Ano)
10h45min - Palestra: “Existe vida inteligente nesse
planeta?” - Pedro Galindo
10h55min - Música “Vida” (2º Ano)
11h - Águias e borboletas voam... (Giovana, João Marcos,
Rosana, Esberaldo, Gabriel Coutinho, Artur, Mayane)
11h05min - Documentos pela vida (Lívia, Gustavo, Samuel,
Gabriela, Rafael, Kleyton, Maria Larissa, Ana Cecília, Pedro Daniel,
Marcus, Eveline, Artur, Calebe, Augusto, Rafaela, Jardel)
11h10min - Palestra: “A Carta a Terra” – José Felipe
11h20min - Reflexão e música: Sim Vida
(4º ano Destemidos)
11h25min - Música: Um Novo Lugar (5º Ano)
11h30min - Música e reflexão: É Preciso Saber Viver
(5º Ano)

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