Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro atua em campo social marcado historicamente e procura compreender processos complexos vividos em sociedade, onde se dão interações entre fenômenos de diferentes naturezas.

Enquanto escola, fortalece sua atuação pedagógica, possibilitando educar o aluno como cidadão em formação, que atue como sujeito sócio-cultural, crítico, criativo, reflexivo e atuante. Estimulando assim, o desenvolvimento de suas capacidades: física, afetiva, cognitiva, ética, espiritual, social e individual, em busca de caminhos de transformação social, possibilitando o pleno exercício de sua cidadania.

O Ensino Fundamental possibilita ao aluno uma educação integral baseada nas virtudes cristãs através de atividades pedagógicas que levam em conta, o processo de construção do conhecimento, partindo de concepções prévias dos alunos, oportunizando assim, a construção da autonomia e aquisição de saberes.

Nos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental busca-se privilegiar a interação entre os indivíduos como elemento facilitador do desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Nesta fase, as crianças entram em contato mais estreito com signos, construindo significados que quando consolidados formam a base cognitiva para a ancoragem de novos conhecimentos. Também faz parte da proposta pedagógica a construção de valores e atitudes que evidencie uma preocupação ética e humana nas relações vivenciadas pela criança no ambiente escolar.

Nas séries finais do Ensino Fundamental dá-se ênfase ao trabalho com projetos interdisciplinares, onde a concepção de que o processo de aprendizagem deve estar intimamente relacionado ao contexto social e dele utilizar-se para a construção de uma aprendizagem significativa, capaz de promover ações e conhecimentos críticos por parte do educando. Através destes, possibilitar a mobilização de suas competências e habilidades, potencializando suas características individuais e contribuindo para a vivência coletiva.

O processo de ensino-aprendizagem oportuniza atividades cognitivamente significativas, que permitam ao aluno estabelecer relações entre o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o individual e o coletivo. Esta prática deve levar em consideração a complexidade do mundo atual, o multiculturalismo[1] decorrente da globalização e do avanço tecnológico.

O aprendizado dos conteúdos sistematizados implica no domínio da língua oral e escrita, princípios da reflexão matemática, aprimoramento das noções espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, princípio da explicação científica, convívio com a arte e a estética, educação para o movimento e para a cidadania necessitando assim, que a dimensão do trabalho pedagógico seja planejada e desenvolvida dentro de uma formação interdisciplinar e transdisciplinar, perpassando todas as áreas de ensino onde a temática inspira-se em projetos de trabalho que priorizam atitudes e hábitos de indagação, interpretação, pesquisa e síntese.

As concepções pedagógicas em que se pauta o trabalho no Ensino Fundamental promove:

a) O desenvolvimento da capacidade de observar, de refletir, de criar, de julgar, de decidir e de agir.

b) A vivência de valores éticos, morais e sociais baseados na filosofia cristã

reformada. c) A preparação do educando como cidadão participante da sociedade e do meio-ambiente colaborando para que o aluno torne-se um agente de transformação.

d) O aprimoramento do conhecimento científico confrontando-o com a realidade e o senso comum.

e) A utilização de projetos pedagógicos interdisciplinares facilitando assim, uma visão mais integrada de diversas áreas de conhecimento.

f) O desenvolvimento da capacidade de interpretação e análise através da utilização de material paradidático.

g) A dinamização da literatura como forma de agregar interesse e hábitos de leitura através de peças, gincanas, palestras e apresentações em geral.

h) A mediação educacional por meio da mídia eletrônica.